segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Nazismo

Nazi-Facismo


Após a Primeira Grande Guerra, a Alemanha foi Centro de uma revolução democrática que se instalou no país. A primeira grande dificuldade do país foi ter que assinar, em 1919, oTratado de Versalhes” que, Aplicava pesadas obrigações à Alemanha.
À medida que os conflitos sociais foram se intensificando, surgiram no cenário político-alemão partidos ultranacionalistas, totalmente contrários ao socialismo. Um desses partidos chamava-se Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista) e era liderado por um ex-cabo de nome Adolf Hitler. As eleições para presidente de 1925 foram vencidas por Von Hindenburg que com a ajuda do capital estrangeiro, especialmente Norte-Americano, conseguiu com que a economia do país voltasse a crescer lentamente. Esse crescimento, porém, durou somente até 1929. Foi quando a crise econômica atingiu com tanta força a Alemanha, que, em 1932,já havia no país mais de 6 milhões de desempregados. Nesse contexto de crise, os milhões de desempregados, bem como muitos integrantes dos grupos que dominavam, passaram a acreditar nas promessas de Hitler de transformar a Alemanha num país rico e poderoso (A maior Super Potencia do Planeta). Assim, nas eleições parlamentares de 1932, o Partido Nazista conseguiu obter 38% dos votos (230 deputados), mais do que qualquer outro partido. Com isso, os nazistas passaram a pressionar o presidente que concedeu a Hitler o cargo de chanceler (Ministro do governo). No poder, Hitler conseguiu rapidamente que o Parlamento aprovasse uma lei que o permitia governar sem dar satisfação dos seus atos a ninguém. Em seguida, com base nessa lei, ordenou a dissolução de todos os partidos, com exceção do Partido Nazista. Em agosto de 1934, morreu o Presidente Hindenburg, com isso Hitler passou a ser o presidente da Alemanha, com o título de Führer (guia, condutor).
Fortalecido, o Hitler lançou mão de uma propaganda sedutora e de violência policial para implantar a mais cruel ditadura que o mundo já conheceu. A propaganda era dirigida por Joseph Goebbles, doutor em Humanidades e responsável pelo Ministério da Educação do Povo e da Propaganda. Esse órgão era encarregado de manter um rígido controle sobre os meios de comunicação, escolas e universidades e de produzir discursos, hinos, saudações e palavras de ordem nazista. Já a violência policial esteve sob o comando de Heinrich Himmler, um racista extremado que se utilizava da SS (tropas de elite), das SA (tropas de choque) e da Gestapo (polícia secreta de Estado) para prender, torturar e eliminar os inimigos do nazismo.
No plano econômico, o governo de Hitler estimulou o crescimento da agricultura, da indústria,sobretudo, da indústria bélica. Com isso, o desemprego diminuiu, o regime ganhou novos adeptos e a Alemanha voltou a se equipar novamente, ignorando os termos do Tratado de Versalhes.

0 comentários: